Caixas Acústicas, Selada ou Dutada?

Todo alto-falante de baixas frequências precisa de uma Caixa Acústica para seu correto funcionamento, adequada as suas características eletro-mecânicas. Esta, sendo bem dimensionada, permite que o Alto Falante trabalhe em condições ideais, destacando seu bom desempenho.

Uma das principais funções da Caixa Acústica é isolar as ondas que saem da parte traseira do alto falante, das ondas que saem da parte frontal. Parece estranho, mas todo reprodutor de Áudio emite radiação sonora pela frente e por trás, só que com uma defasagem de 180° graus. E o que isso quer dizer?

Quando dois sinais em fase se encontram, eles se somam, e quando dois sinais invertidos se encontram, eles se anulam. Veja o quadro abaixo:




Quando mais baixa a frequência, mais difusa e comprida a onda é, ou seja, sendo assim menos direcional. Você já deve ter reparado que as baixas frequências (Graves) não precisam estar na linha dos ouvidos pra escutá-las perfeitamente, bem diferente das altas frequências (Agudos). Portanto, quanto menor a frequência, maiores são as chances de cancelamento.

Todo mundo sabe que um Woofer/Subwoofer precisa de uma caixa acústica, mas agora voce sabe o porque!

Existem vários tipos de caixas acústicas, como por exemplo as seladas, as dutadas, Band Pass, Push Pull, as Pull Pull seladas, as Pull Pull dutadas e muitas outras.

Vou falar sinteticamente sobre os dois tipos mais comuns nos Projetos de Som Automotivo: as Seladas e as Dutadas.

Caixa Selada

A Caixa Selada tem como grande vantagem a simplicidade na sua construção, que diminui bastante a possibilidade de erros no execução do projeto.

Elas têm um ótima resposta a transientes (basicamente é a capacidade do alto falante retornar a posição de repouso após a interrupção do som), uma resposta de frequência mais plana, menor distorção em toda a faixa de frequência, suportam altas potências sem aumentar muito o risco de danificar o alto falante, volumes menores e um ataque maior. Porem tem pouco reforço nas baixas frequencias e possuem um som mais “duro”.

Caixa Dutada

As dutadas não são tão fáceis de construir e as possibilidades de erro, e consequentemente o baixo rendimento são muito maiores. Conheça a Caixa Dutada Falcon CX 8.

Elas têm uma resposta de graves mais estendida, maior SPL (normalmente 3 db a mais do que uma caixa selada), boa resposta a transientes (inferior as caixas seladas), baixa distorção na frequência de sintonia da caixa e maior flexibilidade de projeto (agora temos o duto para ajudar acertar a caixa). Porem são bem mais complicadas para projetar, possuem volumes maiores e normalmente um menor controle sobre o excurssionamento do alto falante.

É importante destacar que não existe um tipo de caixa acústica que seja “a melhor”, isso depende de vários fatores, principalmente do alto falante.

Podemos usar um conta simples pra ver se o alto falante é mais indicado para Caixas Seladas ou Dutadas. Serão necessário  dois dados dos parâmetros Thiele-Small do Alto Falante (encontrados rapidamente na Internet ou no Manual do equipamento). São eles:
  • Frequencia de Ressonancia ao ar livre (Fs)
  • Fator de Qualidade Elétrico para o Fs (Qes)

A relação entre estes é chamada de Eficiência de Banda Passante (EBP), e calcula-se dividindo o primeiro pelo segundo, veja:

EBP = Fs/Qes

Se o valor foi menor que 50, o Subwoofer é mais indicado para um Caixa Selada. Se for maior que 60, o mais indicado é usar uma Caixa Dutada e finalmente, se estiver entre 50 e 60, ambos os tipos de Caixas Acústicas podem ser usadas.

Tomando como exemplo o Subwoofer Bravox UXP Power 12-D2, temos:

EBP = 32/ 0,54, logo:
EBP = 59,26

Sendo assim, para este excelente Subwoofer a minha recomendação é uma Caixa Dutada. Contudo, o valor ficou entre 50 e 60, de modo que um Selada também pode ser usada. Veja também o Novo Subwoofer Bravox Premium Plus.

Quaisquer dúvida, é só perguntar...

Abraço a todos



Comentários

  1. Boa Noite Vitor

    Vou colocar um subwoofer Alpine SWE-10S4 no meu carro. Com base no seu blog fiz o calculo da Eficiência de Banda Passante e cheguei ao indicador que a melhor caixa seria uma dutada. Agora a dúvida é como calcular a litragem requerida para esta caixa.. você teria informações sobre o tema ?

    ABraços e parabens pelo Blog.
    Fabio

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A litragem vai depender de muitas coisas... Se voce ainda não tem muita experiencia no assunto, eu aconselho voce a buscar esta informação no manual do subwoofer.

      Se este sub for da linha nova, uma caixa com uns 34 litros e um duto de 1" por uns 25cm de comprimento deve ficar muito bom... Voce tambem pode testar com uns comprimentos diferentes, um pouco maior (30/35cm) e um pouco menor (20cm).

      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Importante: Todos os comentários postados neste Blog são moderados, logo, não irão aparecer automaticamente. Comentários que não sejam relacionados ao assunto da matéria serão descartados.

Obs: Por conta da quantidade e em alguns casos a complexidade dos comentários, pode ser que eu ou o Rui demoremos mais que 1 dia para responder. Em todo caso, estamos nos esforçando para responder a todos os comentários o mais rápido possível.

Postagens mais visitadas