Upgrade no Som Nissan March - Parte 1


Há alguns meses falei aqui no Blog sobre o Nissan March, carro que chamou a atenção da mídia especializada e dos consumidores. Avaliamos principalmente o Sistema de Som, como a acústica do veículo, o pacote opcional de fabrica e seu custo x benefício, bem como os cuidados para não perder a garantia. Veja a matéria na integra, acesse Projeto de Som Simples Nissan March.

Sugerimos nessa matéria alguns equipamentos para o Som do March, uma alternativa para quem saiu da concessionária sem o pacote de fabrica. Esta configuração incluía somente o player e alto falantes das portas, ambos de 6”, e foi tema de muitos comentários. Inclusive aproveito pra agradecer a participação e comentários dos leitores.

Comentei superficialmente o que fazer no March para um Projeto SQ e depois de vários comentários sobre o assunto, resolvi fazer uma nova postagem. Neste primeiro Upgrade no Som, vou focar nos alto falantes e na potência do Sistema como um todo.

CD/DVD Player

Independente da marca/modelo do Player, a grande maioria envia entre 20 e 25 watts (RMS) de potência para cada alto falante. Por que isso é importante?

A potência indicada para o Bravox B3X60 é de 40 watts (RMS), ou seja, você está usando aproximadamente 50% da capacidade dos alto falantes, não é preciso aumentar muito o volume pra gerar distorção no Som.

Veja mais sobre a linha B3X da Bravox em Alto Falantes Bravox B3X.

Distorção é um dos fatores que reduzem a vida útil e conseqüentemente queimam o alto falante, por isso a preocupação dos fabricantes, instaladores e consumidores em evitá-la ao máximo. A forma mais simples - baixar o volume do rádio não conta – é amplificar o sistema e para isso é claro você vai precisar de um módulo/amplificador.

Alto Falantes

Quando o assunto é Qualidade Sonora, a eficiência é fundamental no Projeto de Som. Quanto menor a interferência entre as faixas de freqüência, mais eficiente é o Sistema e melhor é o resultado. É neste ponto que os alto falantes triaxiais não se encaixam no nosso Upgrade. Por quê?

A interferência entre os três alto falantes na mesma carcaça é muito maior, reduzindo a eficiência e conseqüentemente diminuindo a Qualidade do conjunto. Veja mais sobre os tipos de alto falantes em Que alto falantes é melhor?

Então nesse primeiro Upgrade no Som do March, antes de tudo será preciso trocar os alto falantes triaxiais na dianteira por um kit 2 vias de entrada. Já os alto falantes traseiros podem ser substituídos por coaxiais ou removidos do Sistema, reduzindo a interferência entre os falantes dianteiros e traseiros, melhorando ainda mais a eficiência do Projeto de Som.

Diferente dos falantes triaxiais, o kit 2 vias é mais eficiente por separar Mid Bass (nas portas) e tweeters (nas colunas ou próximo dos retrovisores) na instalação. Outro fator determinante é o Crossover (Veja mais em O que é um Crossover?), que determina as freqüências que cada alto falante deve reproduzir.

Agora que já temos em mente o que será preciso para o nosso Upgrade no Som, é preciso escolher os equipamentos e é claro, a ordem em que devemos adquiri-los pra não pesar no bolso.

Por onde começar?

Como já temos o Player, o primeiro passo é comprar o kit 2 vias e os alto falantes coaxiais (opcionais), que devem ser ligados diretamente no player. Lembre-se que nessa configuração é preciso tomar certo cuidado com o volume. (Veja mais em Kit 2 vias precisa de amplificador?).

Posteriormente adquira o amplificador, preferencialmente de 4 canais, de modo que posso ligar todos os alto falantes. E no próximo Upgrade não será necessário trocar nada para adicionar um Subwoofer (Saiba como em Quero adicionar um Subwoofer no meu Som) e melhorar ainda mais a Qualidade do seu Projeto de Som.

Bom, espero ter contribuído pra você que está querendo fazer um Upgrade no Som do seu March. Importante salientar que este pode ser também o primeiro Projeto, bastando é claro, adicionar o Player na lista de equipamentos. Não entendeu alguma coisa, ficou alguma dúvida? Gostaria de alguma sugestão de equipamentos que caiba no bolso? Deixem seus comentários.

Comentários

  1. Nessa Configuração que vc descreve, com kit 2 vias (Selenium 62v2a 6) e os alto falantes coaxiais (Bravox Cx60 B) qual módulo (se falando em custo x beneficio) vc indicaria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Brandon,

      Eu sugiro um amplificador 4 canais com ao menos 50 watts (RMS) por canal. Nessa linha existe uma infinidade de opções, algumas delas mencionadas aqui no nosso Blog: Falcon F400M, Taramps TS400X4, Stetsom Venon 400.4, Corzus HF404, dentre muitas outras.

      Acredito que qualquer das opções a cima vá render um ótimo resultado, ao menos neste primeiro Upgrade, sem gastar muitas "cifras".

      O March do Henrique, um dos leitores aqui do Blog, usou o Falcon F400M e tive a oportunidade de ouvir o Som. Seguindo algumas recomendações, como o cuidado com o chicote e usando cabos bem dimensionados para o Projeto de Som o resultado ficou muito bom com o 1480 da Pioneer.

      A única diferença foi o kit 2 vias na dianteira, que neste caso foi um Bravox CS60B.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Vitor Hugo,

      Obrigado pelas informações, estou analisando a compra de um March e gostaria de saber se com essas opções de módulos eu futuramente poderia adicionar no porta-malas uma cx c subwoofer de 12"/ corneta / tweeter ?
      Caso seja possível você poderia me indicar o equipamento ? (seria algo com um bom cxb para encaixar bem no orçamento)

      Desde já, lhe sou grato.

      Excluir
    3. Boa noite Brandon,

      Sem dúvida poderia usar um destes amplificadores, porém não é possível usá-lo tanto para os falantes das portas, quanto para o subwoofer + Super Tweeter + Driver.

      Se a intenção é fazer um Projeto de Som pra fora (Trio Elétrico), ligue os falantes das portas diretamente no Player use o amplificador somente para a caixa, sub e etc.

      Antes de tudo, preciso saber quanto deseja investir? Assim consigo lhe indicar alguma coisa dentro do seu orçamento.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  2. bom dia, o que vocês acham de um "Selenium Par de Falantes Multi System 6TR4A 6 Triaxial 60W RMS 19150" + um kit duas vias que eu já tenho aqui, e um "STETSOM Módulo de Potência 480W RMS 4 Canais TH4120i 35907" pra empurrar isso? futuramente penso em trocar um kit duas vias e fazer a ligação de um Sub em Bridge, será que dá pra conseguir um som razoável? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rafael,

      Sem restrições quanto ao amplificador Stetsom, bem como os já mencionados atende os requisitos para o nosso Upgrade.

      Minha única sugestão é tirar os falantes triaxiais da Selenium do Projeto, mantendo somente o kit 2 vias, amplificador e subwoofer.

      Por quê? Por ter 3 falantes na mesma carcaça e com finalidades diferentes, falantes triaxiais acabam por não reproduzir nenhuma faixa com eficiência reduzindo a qualidade.

      Alto falantes triaxiais são ótimos para Projetos de Som mais simples, pois cumprem bem o seu papel e tem ótimo custo x benefício. Se desejar adicione um par de coaxiais na traseira, e futuramente quando adicionar o subwoofer, ligue-os diretamente no Player.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição para quaisquer esclarecimentos.

      Excluir
  3. Vitor, bom dia!!!

    Primeiramente parabéns pelos seus posts, são de muita ajuda =)

    Eu li a matéria e a maioria dos comentários do post "Projeto de Som Simples Nissan March" e também esse post, mas ainda tenho algumas dúvidas.

    Vamos lá... Eu comprei um DVD Pioneer AVH-2380DVD e estou querendo montar um som de qualidade.

    Vi que você segue na linha de Kit 2 vias na dianteira e Coaxial nas portas traseiras. Se eu ao invés do Coaxial, colocar um par de Triaxial na porta traseira melhora em alguns aspectos, fica a mesma coisa ou perco qualidade?

    No momento não vou colocar amplicador nos falantes nem o sub. Tenho a intensão de colocar no futuro mas antes vou ver essa questão da garantia que foi citado em alguns posts...

    Você poderia sugerir modelos Bravox com qualidade média e excelente?

    Outra dúvida que tenho é sobre os tweeters e chicote.

    Li aqui que nesse modelo não existe encaixe para os tweeters mas fui olhar no meu e existe, do lado interno do retrovisor, uma "tampinha" como se fosse o encaixe para o mesmo. Você saberia me dizer se esse não seria os encaixes para os tweeters??

    E sobre o chicote, liguei para Nissan outro dia perguntando sobre o adaptador e o técnico disse que não precisava pois o chicote dele é universal. Você já ouviu alguém comentar sobre isso?


    Desde já agradeço sua ajuda Vitor


    Att. José Carlos

    p.s.: vou comprar os falantes amanhã. aproveitar o final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite José Carlos,

      Quando o assunto é qualidade, quanto menor a interferência entre a dianteira e traseira maior a eficiência e qualidade do Projeto de Som. Os Coaxiais são melhores que os Triaxiais, são menos alto falantes em uma mesma carcaça.

      O chicote do Nissan March realmente é um conector universal, nada o impede de adquiri-lo em outro lugar. Imaginei que na concessionária, como outros leitores fizeram, seria mais fácil.

      Nas versões do March que pude conferir não havia este local para a instalação dos tweeters, em todo caso, se no seu March os locais já estão disponíveis fica fácil pra fazer a instalação.

      Quanto aos equipamentos Bravox, o CS60B é o kit 2 vias de entrada, o CS60D um nível acima e por último o CS60K é o top da marca. Os falantes Coaxiais, o mais simples é o CX60B e CX60D vem em seguida.

      Obrigado pelo seu comentário, peço desculpa pela demora e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  4. Vitor, Bom dia!!!

    Como você sugeriu, eu comprei um Kit 2 Vias CS60D e Coaxiais CX60D. Para esses falantes, qual o melhor amplificador??

    Valeu pelas dicas e Feliz Páscoa =)

    Att, José Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite José Carlos,

      Jurava que havia respondido sua pergunta! Peço desculpa pela demora.

      Sugiro um Amplificador 4 Canais que tenho ao menos 50 watts (RMS) de potência, trabalhando com 4 Ohms de impedância. Com entradas RCA para melhor qualidade de áudio.

      Opções nessa linha são o que não falta, a seguir alguns dos que já apresentamos aqui no Blog: Falcon F400M, Stetsom Venon 400.4, Corzus HF 404, Taramps TS400X4 e Banda Voxer 2.4.

      Se tiver mais alguma dúvida - prometo responde-la brevemente - fico a disposição.

      Excluir
  5. Boa Noite Vitor.
    Já fiz uns questionamentos no post antigo do projeto de som pro March, mas venho neste novo post para esclarecer melhor alguns pontos.
    Você recomendou o Kit 2 vias no March, porém fico na dúvida em relação à instalação dos tweeters. Dá para instalar tudo na porta ali onde vai o coaxial mesmo? Não quero fazer furações nem modificações assim no carro. E a fiação? Ele não possui o local adequado pros tweeters próximo aos retrovisores.
    Em último caso, somente para uma melhora na qualidade do som original, um triaxial já melhoraria um pouco os agudos?
    E quanto a um kit desses JBL?
    http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Paginas/ProductDetails.aspx?PID=GTO628
    Um exagero?

    Por fim. Vocês tem indicação de local e custo de instalação com algum lugar que já tenha prática para trabalhar com o March?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Dailton,

      Se não o espaço original para os tweeters será preciso fazer uma pequena modicação, que do mesmo modo é facilmente reversível se desejar.

      Acredito que vale a pena investir no kit 2 vias, em todo caso, se não deseja fazer qualquer alteração a melhor opção são os falantes coaxiais.

      Um pouco mais caros, porém com maior eficiência. Não trabalho com os produtos da JBL, mas tenho visto bons comentários sobre os alto falantes da marca. Se puder investir no Coaxial JBL mencionado acredito que seja uma alternativa melhor do que os triaxiais.

      Em que região você está? O único cuidado essencial na instalação do Som no March é o chicote adaptador, pra que a fiação original do veículo não seja alterada.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo seu retorno pra lhe indicar alguma loja. Se tiver mais alguma dúvida a respeito fico a disposição.

      Excluir
  6. Acrescentando informação, conversei com o dono do outro March que possui o local dos tweeters. Na verdade ele instalou um kit 2 vias da bomber e o pessoal da instalação que fez o furo e a adaptação na peça do retrovisor e ficou muito bem feita. Ainda não pude ouvir o resultado do som mas tenho certeza da qualidade superior. O inconvenience só que ele instou num local afastado daqui, mais pra zona leste.
    O que farei é adiantar a compra do kit 2 vias da selenium mesmo e pesquisar opções de locais para instalação.
    Agradeço a ajuda e qualquer recomendação.
    Dailton

    ResponderExcluir
  7. Possuo um March há um mês e gostaria de colocar um Bravox mas a Nissan diz que no local do auto falante só o autofalante original da Nissan. Isso é verdade? Adaptar um autofalante como eles falam é algo que vai estragar algo no local ?
    Neide

    ResponderExcluir
  8. Na concessionária eles só tem Bomber e fora um Bravox (auto falante) Qual seria a melhor escolha? Você pode me ajudar??
    Obrigada
    Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neide,

      Não! Você pode colocar qualquer Alto Falante que desejar, o único cuidado real é não alterar a fiação original do veículo.

      Quanto a adaptação é raro quando falamos de alto falantes simples como os da Linha B3X, ou até mesmo os da Bomber, talvez em veículos mais antigos, mas não é o caso do March.

      Alto falantes como estes tem múltiplas furações, exatamente com o intuito de se adaptar a qualquer veículo sem dificuldade.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudar em algo mais fico a disposição.

      Excluir
    2. Há! Já estava esquecendo, quando pode investir nos alto falantes? Já tem o CD/DVD Player? Assim consigo lhe indicar a melhor opção e que caiba no seu bolso.

      Excluir
  9. Boa tarde Vitor, tenho player AR70 Mp1820, eu gostaria de saber se eu posso colocar 2 pares de auto-falante Bravox B3X 60-6 no March?
    Sou leigo no assunto e gostaria da sua opinião, só lembrando que estou querendo um sistema de som simples

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Pode sim! Apesar de simples, acredito que a linha B3X irá atendê-lo muito bem no interior do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Valeu pela dica, só mais uma pergunta eu fui comprar o alto falante Bravox B3X 60-6 e o vendedor me disse que esse não serve para o March teria que ser o B3x50 5,5 polegadas, isso é verdade?

      Excluir
    3. Boa noite Amigo,

      Não, lhe asseguro que a medida dos alto falantes do Nissan March, tanto dianteiros quanto traseiros, são de 6 polegadas. Logo, o B3X60 seria o modelo ideal.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  10. Desculpa a demora em responder. Sua resposta foi muito útil. Eles não explicam nada e te empurram qualquer peça de baixa qualidade a preços absurdos. Hoje fui instalar um kit 2 vias da Bravox, seguindo a sua sugestões e as pesquisas no google. Porém, eles não tinham. Desistir e no final da tarde, o vendedor me ligou. Ele só conseguiu um alto falante coaxial da Bravox para amanhã. Prefiro aguardar mais um pouco e instalar um kit vias. Gosto de um som de qualidade. Não precisa ser um High-End, mas algo que dê prazer de ouvir neste trânsito insuportável do RJ. Aceito sugestão sim. Meu CD player é o Kenwood 2045U . Espero encontrar aqui no RJ e o mais importante: onde instalar. Obrigada., Neide

    ResponderExcluir
  11. Vitor,
    Boa Noite,
    Até uns R$200,00 R$300,00 no kit. Mas também não sei como é o "palco sonoro" no March. Aí, não sei o quanto vale investir. porque nunca ouvi um som no March.
    Abç
    Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neide,

      Nessa faixa de preço, acredito que você pode partir para um Bravox CS60D. Já com relação ao palco sonoro, este é proporcionado pelo kit 2 vias com os tweeters na altura dos olhos e não pelo March.

      Quanto ao instalador, acompanho o Blog da NITRO Sound ai no RJ, pelas fotos dos Projetos realizados, acredito são uma alternativa para a instalação.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  12. Bom dia, Vitor
    Obrigada, pela dica do kit. A loja fica bastante longe do centro da cidade do RJ. Fica em Petrópolis. Mas vou continuar procurando.
    Abç
    Neide

    ResponderExcluir
  13. Vitor Hugo,
    Boa noite. Finamente, instalei o CD player e instalei o kit 2 vias(graças a sua sugestão no blog). Bom, não consegui a marca Bravox. Parei numa loja especializada em som, e instalei um Alpine 2 vias SXE 1750S e SXE 1725S . Acompanhei a instalação e foi muito cuidadosa. Graças a Deus!! Ouvi pouco ainda, mas estou bem satisfeita. Não conheço, nem nunca usei Alpine. Espero que seja uma marca tão boa quanto a Bravox.
    abçs
    obrigada pela ajuda.!!
    Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neide,

      Fico feliz em contribuir para o sucesso do seu Projeto de Som. Alpine é uma Marca excelente, tenho certeza de que não terá problema.

      Parabéns! Se tiver mais alguma que eu possa ajudar, fico a disposição.

      Excluir
  14. Olá Vitor!
    Escrevi um comentário no outro post sobre o march. Obrigada pela resposta! Comprei o player AVH-P3300BT da pioneer e segundo seus conselhos, gostaria de colocar o kit de 2 vias + coaxiais.
    Lendo outros comentários quanto a instalação dos tweeters, fiquei morrendo de medo de dar algum problema com a garantia, mas pelo visto não há problemas desde que não seja alterada a parte elétrica, certo? Cortes para instalação dos tweeters não seriam problema? Há como instalá-los sem cortes? RSS : D
    A Neide é do centro do rio e eu também! Há alguma maneira de conseguir seu contato para saber onde ela fez a instalação e comprou os kits??
    Muito Obrigada e super parabéns pelo blog! Demais!!!
    Abç
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luciana,

      Melhor do que eu, a própria Neide já fez suas recomendações, caso não tenha encontrado o Site da Carcelo, acesse www.carcelo.com.br.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  15. Boa noite, Luana
    Por sorte li seu comentário e vi que você ainda tem os mesmos receios que eu tinha. O kit 2 vias que instalei, vem com um par de adaptador para colar o tweeter no retrovisor. Logo não foi necessário fazer nenhum furo. Não precisei alterar em nada a instalação. Foi preciso somente colocar um plug e tomada. Todo a fiação já está no carro. Coloquei o kit 2 vias na frente e coaxiais na traseira. Modelo já citado acima. o nome da loja que instalei chama-se Carcelo. Eles são especializados em som e são muito bons. Coloca no site de busca, que vc terá o endereço. Vale a pena, se vc não encontrar nenhum endereço de sua confiança. Hoje ouvi mais um pouco indo para o trabalho e está muuuito bom.
    Abçs
    Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neide,

      Muito obrigado pela sua contribuição aqui no Blog! Fico ainda mais feliz em ver que pessoas estão ajudando pessoas.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudar em mais alguma coisa fico a disposição.

      Excluir
  16. MUito Obrigada Neide e Vitor!!

    Achei os auto falantes da alphine com um preço bom na internet! Meu pai tem uma loja de confiança, mas primeiro vou passar lá para confirmar que eles conseguem instalar sem alterar nada. Caso contrario, instalarei tudo na carcelo.

    Mais uma vez obrigada
    Luana Faria

    ResponderExcluir
  17. Por nada, Luana!
    Veja se vale a pena comprar pela internet, no caso de algum defeito. Dependendo do preço da instalação e dos autos falantes, compensa comprar e instalar em um mesmo lugar.
    No mais, muito boa sorte!! espero que fique tão satisfeita quanto estou.
    Abç
    Neide

    ResponderExcluir
  18. Por nada, Vitor!
    A vida seria muito melhor se as pessoas se ajudassem umas as outras. Mesmo nas pequenas coisas.

    Pensei em colocar duas fotos para ver como ficou o tweeter, mas não sei como fazer e também acho que não é permitido.
    Abç
    Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neide,

      Sim e espero estar contribuindo com a minha parte com vocês. Mande-nos as fotos para o e-mail contato@ntrixsound.com.br, faço questão de postar as fotos aqui no Blog.

      Obrigado novamente pela sua contribuição, conte comigo sempre que tiver alguma dúvida.

      Excluir
  19. Olá! Estu muito decepcionada com a compra, apesar do carro ser bom, não me falaram nada que teria muita dificuldade para instalar um son normal no meu carro! Após dois meses da compra fui instalar o som do meu carro em uma loja de sons, e eles falaram que o chicote dele não é convencional, é um próprio, então liguei na Nissan e eles falaram que realmente é um chicote que só serve na versão que vem o radio já no carro, como assim???? entao eu compro um carro que nao dá pra por rádio que é BASICO e ninguem me avisa! Gostaria de saber como posso fazer pra instalar o rádio, onde posso achar esse chicote, já que a porcaria da Nissan vende o carro e não tme as peças....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Me parece que o pessoal da Nissan não soube informá-lo com detalhes. Por segurança as montadoras estão adotando o uso de chicotes adaptadores, com o principal intuito de não alterar a fiação original do veículo.

      Trata-se de um conector 16 vias, que pode ser adquirido na própria concessionária com o pessoal de acessórios ou pela internet se desejar.

      De posse deste chicote adaptador, basta ir a uma Loja da sua preferência e prosseguir com a instalação.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Boa Noite Vitor Hugo!

      Descobrir este blog apenas hoje, dia 08/06, depois de ter feito a modificação do som do meu March 1.6 SV, que já veio com som de fábrica, que não me agradou. Resolvi instalar um som melhor. Caso tivesse lido este blog antes, não teria feito a instalação, até porque não entendo nada de som de carro.
      Ontém, dia 07/06, levei o carro em uma equipadora muito conceituada aqui em Recife PE, onde fui informado que poderia instalar um som sem alterar a garantia do carro.
      Comprei o pioneer AVH 2480 BT, um par de tweeter da bravox e um subwoofer da marca smartbox (uma caixa pequena instalada na mala). O instalador informou que havia necessidade de substituir os alto falantes.
      Na instalação notei que estavam fazendo pequenos cortes nos fios para expor a parte interna do fio para instalar um adaptador, visto que não tinham o adaptador do nissan march e que não havia em nenhuma loja em Recife. Como a equipadora foi recomendada por um amigo, acreditei que não teria problemas e a instalação foi efetuada.
      O resultado final foi muito bom. A qualidade e performance do som ficou muito boa.

      Quanto aos equipamentos citados acima, vc. considera que foi uma boa opção ?

      Quanto à garantia, acho que se acontecer alguma coisa com o carro, estarei "ferrado", certo? Vc. conhece alguma forma de reverter este problema com a garantia, mantendo a instalação efetuada na equipadora?

      Quais os problemas que podem acontecer com o carro devido a alteração (cortes nos fios)? Pane elétrica?

      Até o momento o carro está se comportando normalmente.

      Agradeço antecipadamente sua atenção,

      Abraço,

      Roberto.

      Excluir
    3. Boa tarde Roberto,

      A começar pela garantia, "é possível" que tenha problemas se for constatado que a fiação original foi alterada. Por que digo isso?

      Como provar que um fio cortado no painel queimou uma lanterna traseira? Na minha opinião é difícil de provar e lembre-se que perdeu somente a garantia da parte elétrica do veículo.

      Se o instalador é de confiança é bem provável que tenha usado cabos de qualidade, isolado corretamente todas as emendas e aterrado player e carcaça adequadamente. Logo, você não terá problemas com a parte elétrica do March.

      São marcas muito bem conceituadas no mercado nacional, seria subjetivo eu dizer que está bom ou ruim sem ouvir o resultado da instalação.

      Até porque eu tenho minhas próprias preferências, mais importante do que isso é que você Curtiu o resultado. Ainda não ouvi essa Caixa Amplificada da Boog, mas fico feliz que seu instalador tenha acertado.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Excluir
  20. Olá!

    Gostaria de saber se fica bom fazer o upgrade do som colocando o kit 2 vias nas frente os coaxiais atrás junto com esse módulo da Falcon HS 1500T?? Pois já tenho o módulo e gostaria de aproveitá-lo.

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vini,

      Acredito que sim, contudo, Som Automotivo é um conjunto de fatores. O que você já tem no Som do March? Player, Sub, etc...

      O HS 1500 da Falcon é um módulo simples, um dos produtos que mais vendem em nossa Loja, e na minha opinião acredito que ele iria muito bem com um kit 2 vias Falcon ou Bravox de entrada.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo sua considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Eu vou pegar o March essa semana, e vou utilizar o player do meu antigo carro, um Panasonic CQ-RX400L.

      Já comprei um Kit 2 vias da BRAVOX CS60B pra por na frente e na traseira um par Coaxial BRAVOX CX60B.

      Por enquanto não pretendo por sub. Pelo menos até acabar de pagar o IPVA rsrs.

      Abraços!

      Excluir
    3. Boa escolha Vini,

      Não se esqueça de instalar somente o kit 2 vias no HS 1500, caso contrário irá perder o controle do fader do seu Player.

      Obrigado pelo retorno, se tiver alguma dúvida num futuro Upgrade fico a disposição.

      Excluir
  21. Boa noite Vitor!!
    Saberia me informar se instalando o amplificador perde a garantia ou não tem nada a ver??
    Comprei um chicote para o player, preciso somente dele?? tenho medo de perder a garantia de 3 anos!! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Acredito que não, uma vez que a perda da garantia se da somente após alguma alteração na parte elétrica original. Assim sendo, se não fizer qualquer alteração (cortes ou emendas) desta natureza seu veículo estará seguro.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  22. Amigo, parabéns pelo blog! É de muita ajuda para nós que não temos tanta experiência assim em relação a som automotivo.
    Adquiri um March sem o som de fábrica e no meu Celta possuo os seguintes itens:

    PLAYER HBUSTER HBD 9200AV
    2 PARES Selenium 69QD4TA QUADRIAXIAL (NA TAMPA DO PORTA-MALAS ADAPTADA)
    1 MÓDULO BOOG AB 4000

    Tem como eu aproveitar algo desse kit de som do Celta no March?
    Se não, o que me recomenda na faixa de R$300/R$400,00?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sheiton,

      Isso vai depender muito do que você espera e/ou pretende pra o Som do seu Nissan March. Você dá preferência por Qualidade no interior do veículo ou costuma abrir o porta malas pra animar um churrasco no final de semana?

      Veja que são duas opções muito distintas, a primeira exige equipamentos que proporcionem palco sonoro e fidelidade sonora no interior do veículo.

      Seus equipamentos, principalmente alto falantes, se encaixam melhor na segunda opção e são o que a alternativa mais simples nesse tipo de Projeto de Som.

      Obrigado pelo seu comentário, me de mais detalhes do que tem em mente e sugiro o que pode fazer a partir daí. Se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Vitor, não costumo abrir o porta malas do carro e animar o churrasco do fim de semana não hahahahaha.
      Dessa vez quero prezar pela qualidade de som no interior do veículo.
      Dá pra aproveitar alguma coisa do som antigo? O player? O módulo? Ou começo tudo do zero?
      Obrigado.

      Excluir
    3. Boa noite Sheiton,

      No seu lugar, eu manteria o módulo Boog e Player, ao menos por enquanto, e colocaria um kit 2 vias de entrada na dianteira e coaxiais na traseira.

      Daí, posteriormente e se achar necessário para o seu Projeto de Som, poderá trocar o Player e até adicionar um Subwoofer.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  23. Boa tarde ,tenho um som completo que retirei do meu antigo carro e quero montar parte no meu novo march, segue; tenho uma central multimidia da pioneer + um sub mtx 12 bobina dupla thunder 4500, vou desfazer dos meus 6x9 mtx e adquirir um kit 2 vias Mtx Rts502 para as portas frontais, tocando esse kit um modulo amp mtx xthunder de 400 rms, tenho tbm um modulo Mtx Road Thunder Rt604 que queria ligar ao sub, na porta traseira seria necessario mais um kit 2 vias? Seria melhor adquirir um modulo especifico para meu sub? obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rodrigo,

      Antes de tudo, qual o modelo do MTX XThunder? O Road Thunder RT604 é um 4 Canais e, na minha opinião, daria conta do kit 2 vias + subwoofer tranquilamente.

      Claro, que com a menor potência do canal Mono em relação a do subwoofer, será preciso dosar o volume com responsabilidade pra não ter distorção nas saídas de áudio.

      Opcionalmente você poderia colocar alto falantes Coaxiais na traseira, ligados diretamente no Player apenas atender aos usuários do banco do passageiro.

      A decisão de tirar os falantes 6x9 da equação é excelente e aumenta a Qualidade do Projeto de Som no interior do March.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  24. Boa Noite Vitor Hugo.
    Comprei um March sem som, e estou querendo adquirir um player da Sony (MEX-BT4007U)e vi que ele tem 3 saídas RCA(uma já pra sub).
    Você acha que com R$1000,00 consigo adquirir um kit 2 vias, 1 par de coaxiais (p/traseira), subwoofer e amplificador (no caso não sei se precisaria de mais de 1). Ou com esse valor que outro tipo de projeto você me indicaria?
    Li os comentarios e vi da dificuldade em posicionar os tweeters no March. Você acha que instalar somente coaxiais pode ser uma boa? Se sim qual especificação seria melhor?

    Obrigado e parabéns pelo blog, tudo que sei de som pra carro aprendi aqui. rs
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alexandre,

      Fico feliz que tenha gostado e melhor que o nosso conteúdo tenha lhe ajudado. Vou começar pelo fim, por assim dizer:

      Não se preocupe com a instalação dos tweeters, em alguns casos como o da Neide uma simples fita dupla face resolve tudo. Entenda que não é a melhor opção, mas muitas vezes é mais que suficiente para o cliente.

      A idéia que mencionou me parece ótima para o interior do veículo e tenho certeza de que renderá um bom resultado. Entenda que há outras possibilidades, mas recomendo os seguintes equipamentos:

      Na dianteira um kit 2 vias Bravox CS60B, na traseira um par de Coaxiais CX60B completa os alto falantes.

      Há várias opções de amplificador, neste caso recomendo o Falcon F450M que eu já vi com este conjunto de falantes e o resultado ficou muito bom.

      O Subwoofer pode ser um NAR de 10" ou 12" de 200 watts (RMS) de potência, lembre-se de que deve ser bobina simples de 4 Ohms para casar com o amplificador.

      Que tipo de música da preferência? Pra que eu possa lhe indicar o tamanho do Subwoofer e o tipo de Caixa Acústica.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  25. Olá Vitor!

    Sou eu novamente! Ainda não instalei meu som, pois comprei no comprafácil e eles demoraram todo esse tempo para me entregar os auto-falantes. Vou levá-los essa semana para instalá-los e depois conto como ficou. Você conseguiu postar as fotos da Neide?? Gostaria de vê-las até para me certificar de que eles vão colocar no local certo. MUito obrigado novamente, vocês são ótimos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luana,

      Não posto nada no Blog a pelo menos 2 ou 3 semanas, mas não esqueci desse assunto não. Espero colocar uma matéria a respeito ainda este mês.

      Mande-me o seu e-mail em um comentário, te mando as fotos por e-mail. Como os comentários são moderados, seu e-mail não ficará exposto ou se desejar pode mandar um e-mail para contato@ntrixsound.com.br.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo seu contato.

      Excluir
  26. Boa tarde Vitor!!!
    Gostaria de sua opnião sobre um projeto para o march da minha esposa....penso em colocar 2 pares d 6" coaxial nas portas, um par d 6x9 atraz e um modulo em q futurament eu possa ligar um sub d 10"!!! o q vc me recomenda e o q acha deste projeto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Echison,

      No seu lugar eu só eliminaria os alto falantes 6x9, já que futuramente pretende colocar um Subwoofer.

      Obrigado pelo seu comentário, se desejar posso lhe indicar alguns equipamentos.

      Excluir
    2. Boa Tarde Vitor,

      Se não fosse pedir d+ vc poderia me indicar alguns equipamentos como os pares de coaxial o modulo e um sub d 10"

      Desde ja agradeço mais uma vez

      Excluir
    3. Estou pensado em usar o player da pioneer Dvh-7380av o q vc acha tem alguma outra sugestão???

      Excluir
    4. Boa noite Echison,

      Antes de tudo, quanto pretende/pode investir no Projeto de Som para sua esposa? Não se preocupe, a finalidade do nosso Blog é essa mesmo.

      Normalmente recomendo os Coaxias Bravox CX60B, tem ótimo custo x benefício. Recentemente ouvi os Coaxias de entrada na sede da AV2, distribuidora oficial Alpine e apesar do custo maior são outra boa opção.

      Por se tratar de um Projeto de Som simples, sugiro um amplificador 4 canais para todo o Sistema. Usando 2 canais stereo para os falantes dianteiros e um canal mono para o Subwoofer, ligando é claro os falantes traseiros diretamente no Player.

      Há várias opções de amplificadores 4 canais, muitos deles já mencionados aqui no Blog. A escolha depende bastante do Orçamento, os preços podem variar entre R$ 200 e R$2.000 ou até mais.

      Seguindo padrão dos alto falantes e Player, por exemplo, recomendo o Banda Voxer 2.4. Há outras opções como o Falcon F400M, Stetsom Venon 400.4, Corzus HF404, Taramps TS400X4 e por ai vai.

      O Subwoofer usando um dos amplificadores mencionados acima recomendo o NAR 1004-SW-1. O Player Pioneer me parece adequado para os equipamentos mencionados a cima.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder estimar quanto pretende investir seria melhor, pois assim lhe indico produtos que não pesem no bolso e ainda assim atendam as expectativas.

      Excluir
    5. Bom dia vitor então eu pretendo investir no max uns R$600 a R$700 em td e ai o q vc me indica??
      Mais uma vez agradeço por tda a atenção e paciencia!!!

      Excluir
    6. Boa tarde Echison,

      Peço desculpa pela demora, jurava que já havia respondido o seu comentário.

      Com o orçamento proposto, sugiro os coaxiais Bravox ou Alpine como havia mencionado e um Amplificador Falcon F400M, se puder investir um pouco mais um Banda Voxer 2.4 seria ainda melhor.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    7. Qual seria o modelo do coaxial da alpine que vc recomenda?? Vi em uma loja um kit 2 vias ond os tweeters eram externos sem precisar furar nem cortar nd o q vc acha??? um modulo voxer como vc recomendou um kit 2 vias desse um coaxial da bravox ou alpine pra começar??
      mto obg

      Excluir
    8. Para ser mais preciso seria o modulo Voxer 2.4, kit 2 vias Selenium 62v2a e coaxiais alpine ou o bravox CX60B o q vc acha desse projeto e como mencionei um subwwofer d 10" futuramente!!! mais uma vez vlw pelas dicas!!!

      Excluir
    9. Boa noite Echison,

      O Coaxial Alpine que mencionei é o SXE-1725S. Se puder investir no kit 2 vias pra dianteira eu recomendo, pois o palco sonoro proporcionado será muito melhor.

      A instalação sem furos é possível, nesses casos uma simples fita dupla face resolve o problema.

      Acredito que o resultado irá surpreender pela qualidade no interior do veículo, e ficará ainda melhor quando adicionar o Subwoofer.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição. Se puder, posteriormente deixe sua opinião a respeito dos equipamentos e o resultado geral do Projeto.

      Excluir
    10. Boa tarde vitor acabei trocando o módulo da banda por um da tatames ts 400 pela dificuldade em encontralo e mantive os coaxiais da alpine e o kit 2 vias da selenium assim q instalar posto minha experiência aki!!! Mais uma vez meio obg!!

      Excluir
    11. Fechado Echison,

      Aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida que possa ajudar, fico a disposição.

      Excluir
    12. boa noite Vitor...kra ficou mto bom a qualidade do som qnd adicionar o sub vai ficar excepcional...o grande problema q acreditava ser o tweeter do kit duas vias foi solunionado sem nenhum o problema o pessoal da loja ond instalei usou dois furos q tem nos cantos prox. ao parabrisa para fixa-los com apenas uma cola quente dando um excelente retorno e sem furações c quiser depois mando uma foto pra vc ver!!! desde ja agradeço por td!!! vlw e uma otima semana!!

      Excluir
    13. Boa noite Echison,

      Fico feliz que tenha gostado! Sim, muitas vezes a solução é tão simples quanto parece.

      Mande suas fotos sim, já tem algum tempo que quero postar esse tipo de material aqui no Blog.

      Obrigado pelo seu comentário e retorno, se tiver mais alguma coisa que possa ajudar fico a disposição.

      Excluir
    14. Bom dia vitor como faço pra t mandar as fotos q tirei do carro mais precisament d ond instalei os tweeters??

      Excluir
    15. Boa noite Echison,

      Peço desculpa pela demora. Encaminhe as fotos para contato@ntrixsound.com.br, agradeço a colaboração e assim que possível coloco aqui no Blog pra compartilhar com os demais leitores do Blog.

      Excluir
  27. Boa tarde Vitor.

    Cara, me ajude a tirar algumas dúvidas pq o pessoal das equipadoras daqui não entendem nada e ainda quer dar um "se colar, colou".
    Já me ofereceram até um amplificador Boog de 600 Wrms pra o Sub da Bravox Premium Plus de 160 wrms de 10' que vc indicou...

    Acredito que sábado vou sair pra comprar o material e chegar na equipadora só pra pedir pra montar. Então eu gostaria muito, se for possível, que vc me ajude nessas escolhas e "montagem" do equipamento.

    Vamos lá...

    Eu já tenho instalado no carro o par de Kit 2 vias CS60D e o par de Coaxial CX60D tudo Bravox (Indicado por vc). Tenho também o DVD Pioneer AVH-2380DVD.

    Você indicou o Amplificador Falcon F400M. Supondo que vou utilizar ele, vamos para os calculos....

    Juntando o par de kit 2 vias e o par de coaxial eu vou ter no total 280Wrms onde eh 70wrms e 4 Ohms pra cada falante. O Sub Bravox eh 160Wrms então pra eu conseguir ligar eles no amplificador eu teria que utilizar essa configuração abaixo?
    - 2 Canais Stereo de 120W RMS a 2 Ohms + 1 Canal Mono em Bridge de 240W RMS

    Onde:
    - 1 kit 2 vias + coaxial ligado a 1 Canal Stereo de 120W RMS a 2 Ohms
    - 1 kit 2 vias + coaxial ligado a 1 Canal Stereo de 120W RMS a 2 Ohms
    - 1 Sub ligado a 1 Canal Mono em Bridge de 240W RMS;

    visualmente ficaria +/- assim (LINK)

    Expondo isso vamos as dúvidas:

    - De cara percebo que perco 10Wrms em cada falante. Isso faz grande diferença no resultado final?
    - Se eu utilizar um sub com potência maior, como um de 400 à 600 wrms faria diferença? ficaria muita pancada cobrindo os médios e agudos e perderia o equilibrio?
    - Qual o melhor: NAR ou Bravox? se for NAR, manda um especifico. Sei que vc já falou disso mas eh pq achei o NAR tao fraquinho(visualmente).
    - Vc acha que esse amplificador eh mesmo o ideal pra essas locuras ae que escrevi? kkkkkk...
    - Essa questão de impedência influencia muito?


    Cara, acho que perguntei demais kkkkkk, mas agradeço muito desde já. pois você já vem ajudando bastante as pessoas que acompanham o blog.

    Abraços e fico no aguardo.

    Att,

    José Carlos Lacerda.

    p.s: Vi que o pessoal ta com medo de perfurar o painel pra colocar o kit 2 vias. eu fui um desses e fuçando encontrei um buraquinho que da pra o fio passar tranquilo sem ter que furar o painel. Se vc quiser
    eu posso tirar uma foto e mostrar como ficou o resultado final.

    ResponderExcluir
  28. esqueci de mandar o link de como vai ficar a montagem

    http://www.corzus.com.br/upload/esquema/imagem/20111020_090951.jpg

    Att,

    José Carlos Lacerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite José Carlos,

      Primeiramente, qualquer material de apoio para os outros leitores do Blog é sempre bem vindo. Mande as fotos para contato@ntrixsound.com.br.

      A idéia geral para o Projeto de Som está clara, contudo, para não perder o controle do fader você deve ligar os alto falantes traseiros diretamente no Player.

      Entenda que o ideal é aplicar 70 watts (RMS) de potência, contudo, entre os 20 a 25 enviados pelo Player e os 60 do amplificador Falcon a diferença é muito menor e acredito que não irá diminuir o rendimento dos alto falantes de forma perceptível.

      A escolha do Subwoofer vai de encontro com as preferências do usuário, se da preferência por Graves mais contundentes pode partir sim para um com maior potência.

      Ambos são muito bons, acredito que a principal diferença está no foco de cada fabricante. Por seu tamanho menor a NAR, pode e explora o público que curte qualidade/fidelidade e a Bravox segue com produtos que atendam a massa de consumidores.

      O amplificador Falcon que mencionei é apenas uma das opções, ele casa com a configuração indicada com bom custo x benefício. Opções de amplificadores 4 canais são o que não faltam atualmente no nosso Mercado.

      A impedância é um parâmetro que mede a resistência elétrica a passagem de corrente, que influencia diretamente na associação de todos os equipamentos.

      Não se preocupe com a quantidade de dúvidas, a finalidade do nosso Blog é essa mesmo.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Boa tarde Vitor.

      Primeiramente agradeço pela sua ajuda. ta sendo de grande utilidade :)

      Quanto mais tento entender, mais eu fico enrolado kkkkkk...

      Eu achava que colocando um amplificador nos falantes, eles iriam diminuir o ruido em volume mais alto e também ampliar mais o som. No meu caso, quando chego no volume 20 os falantes já estão com distorções e eles não estão tããaaaooo altos.

      vamos a mais perguntas kkkkkkk

      - se de 20 pra 70 RMS não faz diferença perceptível, pra que amplificar?
      - Como vão ficar os coaxiais traseiro se forem ligados direto no player, o som deles vão ficar distorcidos(no volume alto, claro!)?
      - Nesse caso não teria necessidade de comprar os coaxiais traseiro ou estou errado?
      - então seria 1 Canal Stereo de 120W RMS a 2 Ohms para cada falante do kit 2 vias?
      - Não seria melhor eu ligar todos os falantes (1 canal de 80W RMS a 4 Ohms para cada falante) no amplificador e comprar outro amplificador apenas para o Sub?
      - Essa sua ideia de controlar o fader, é porque vc quer chegar em algo parecido a um home theater?
      - Esquecendo a parte da grana, se chegar um cara na sua loja com esse meu equipamento e querendo amplificar e colocar um sub, quais produtos você usaria?
      - você pode indicar um NAR especifico? pq são tantos que num sei o que se encaixa melhor...

      Apenas pra vc entender um pouco qual som quero obter....

      meu gosto musical é bem variado. Gosto do Rock estilo Gun's and Roses ou Angra(Heavy Metal), de Samba e também de Forró no estilo eletronico e pé de serra.

      Não gosto de grave cobrindo tudo, gosto de um grave equilibrado.

      Cara, desculpe ai tantas perguntas mas você sabe que é um investimento um pouco alto. e fazer um investimento desse e não ficar bom eh fodz... kkkkkk


      Vitor, desde já agradeço sua atenção cara. e novamente desculpa por tantas perguntas.


      Att,

      José Carlos Lacerda.

      p.s.: em breve estou enviando as fotos para o email que vc passou.

      Excluir
    3. Boa noite José,

      A grosso modo é isso mesmo, o sinal do Player é amplificado antes de chegar aos falantes, mais potência com menos volume. Logo você não precisa aumentar o volume em demasiado para preencher o interior do veículo.

      Entenda que de 60 para 70 watts (RMS) a diferença é pequena e é provável que não seja perceptível, o mesmo não ocorre com os 20 a 25 watts (RMS) do Player,

      Quanto o assunto é qualidade/fidelidade sonora os alto falantes traseiros são complementares e opcionais. Usados apenas para complementar o Som dos passageiros, e quanto menor a sua interferência sobre os falantes dianteiros, maior a eficiência do Sistema.

      A sensação de Palco Sonora é proporcionada por sinais de áudio divididos entre o lado esquerdo e o direito. Por que ligar canal kit em um canal stereo?

      Imagine um arquivo de áudio com um sinal "piii" tocando só do lado esquerdo e depois só do lado direito. Supondo-se que você ligou todos os falantes no canal esquerdo, quando o segundo apto tocar você não vai ouvir nada a menos que tenha algum equipamento ligado no amplificador.

      Usar 2 amplificadores seria o ideal, contudo, exige um investimento ainda maior. Além dos equipamentos, será preciso rever também o sistema de alimentação.

      O controle do fader é um recurso interessante e um ajuste a mais para deixar o Som de acordo com as preferências do usuário, você pode atenuar o Som deixando mais para a frente do veículo ou para traz como desejar.

      Hipoteticamente falando, com seu kit 2 vias e Player, a menos que diga que quer dois amplificadores recomendo usar um 4 canais. O Projeto de Som segue equilibrado, eficiente e com baixo consumo de bateria.

      O Sub é esse aqui Subwoofer Nar 1004-SW-1. Não se deixe enganar pela aparência, trata-se de um Sub competente e muito bem elogiado.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    4. Boa noite Vitor.

      Vitor, estamos quase fechando as dúvidas. kkkkk

      Eu ainda não estou conformado com os coaxiais. Eu estou achando que se eu não amplifica-los vou ficar com aquele sentimento de que o som poderia render mais, sabe?

      Então cara, o que você acha? isso vai fazer muuuuuita diferença? se for pra deixar o som "completamente" equilibrado eu posso investir mais um pouco e colocar dois amplificadores...

      Se fosse um som pra vc, vc colocaria dois amplificadores?(essa eh a pergunta complicada kkkkkk)

      E se sua resposta for sim, qual os amplificadores ideais pra isso?

      Outra dúvida que tenho é se eu tenho como deixar o som 5.1 ou só PCM(stereo)? No meu player ele fala no manual que tenho como ouvir som 5.1 mas quando colocou algo 5.1 ele fica mudo.

      E pra fechar, no meu estilo de música(já citado no post anterior), vc indica, pra o sub, caixa selada ou dutada. pelo que venho lendo o melhor pra mim é selada. mas vai saber né hueuheuheuheu

      Cara, muuuuuuuuito obrigado pela sua grande ajuda. Vlw mesmo!!!


      Att,

      José Carlos Lacerda

      Excluir
    5. Boa noite José,

      Entendo a preocupação em tirar o máximo de todos os equipamentos, contudo, não podemos considerar somente o rendimento de cada equipamento e sim de todo o conjunto.

      Recomendo dar uma lida em Caixas Acústicas, Selada ou Dutada?, especificamente no gráfico de ondas. Por quê?

      Como a menor interferência entre os falantes, maior a eficiência do sistema. Logo, com a menor potência aplicada nos falantes traseiros menor a anulação de fase e maior a eficiência do Projeto de Som. Entende a diferença?

      Claro que muito disso é para aficionados ou competidores de qualidade/fidelidade sonora. As vezes esqueço que não é todo mundo que deseja entrar em competições.

      Eu sou suspeito pra falar, gosto bastante da versatilidade dos amplificadores 4 canais. Até porque, futuramente posso mudar a configuração e deixá-los exclusivamente com os falantes das portas e adotar um Amplificador Mono dedicado para o Subwoofer.

      Procurei no manual do Pioneer 2380DVD e não encontrei referências a respeito do Som 5.1, em que página está essa informação? Quanto ao PCM, trata-se de um formato de áudio sem perdas por compressão de arquivo.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  29. Olá Vitor, blz?

    Acabo de instalar um kit 2 vias da DLS K6, comprei esse em alternativa ao Bravox série D porque o vendedor conseguiu me convencer que a qualidade era superior ao bravox (mesmo esse DLS sendo linha de entrada). E atrás coloquei por enquanto um par de coaxiais napoli (leia-se tabajara) que tinha em casa.

    O legal que o kit já veio com um direcionador para o tweeter, aí colei com uma fita que veio junto e só fiz um furo para a fiação, ficou perfeito na coluna da porta do meu March (obrigado pelas fotos da instalação do carro da Neide).

    A qualidade de som ficou excelente, mas confesso que a potência ainda não está do meu agrado. Está tudo ligado direto no meu player DEH-3480UB da Pioneer, sem módulo.

    Tô querendo colocar um módulo pra jogar os 50RMS do kit, mas o vendedor disse que esse modelo não precisa amplificar (e na própria folha de instalação que vem junto diz que é melhor ligar direto). O que acha, vai dar muita diferença amplificar ou deixo assim mesmo e começo a investir em sub e um par de coaxial de boa qualidade nas portas traseiras?

    Abraço!
    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Tiago,

      Desculpa pela demora. Por aqui muita correria, o trabalho não tem mais dia e nem hora, e você tudo bem?

      Não posso afirmar que seja melhor, contudo, veja que DLS é referência em qualidade/fidelidade sonora no exterior a bons anos. A marca estava em peso no EMMA Brasil e acredito que foi sim uma boa troca.

      Antes de tudo, retire os falantes traseiros. Não estão no mesmo nível do kit 2 vias DLS e é provável que mais atrapalhem do que contribuam com o resultado do Projeto.

      Na minha opinião, o próximo passo seria um amplificador 4 canais e um Subwoofer de 10" ou 12", de acordo com suas preferências. Cada canal com cerca 100 watts (RMS) e o Sub com no máximo 200 watts (RMS) de potência.

      Com equipamentos do mesmo calibre deste DLS já renderiam um ótimo resultado no interior do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  30. Olá Vitor, por favor me descreva um projeto para ter o melhor som no meu nissan march,com um detalhe, não quero fazer nenhuma alteração no carro, não quero desmontar nada.
    obs: não se preocupe com o custo.


    Desde já Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Leonardo,

      Antes de tudo, cuidado ao não informar quanto está disposto a investir no seu Som, pois há equipamentos onde o custo pode chegar aos 5 dígitos. Não me entenda mal, mas no lugar errado é "um prato cheio" pra qualquer Lojista com más intenções.

      Já possui o Player? Da preferência por CD ou DVD? Tem alguma exigência com relação a conectivade (USB, iPod, etc) ou funcionalidade (GPS, Bluetooth, etc)?

      Da preferência por um Som de Qualidade interna ou Som pra Fora (Trio Elétrico) pra "animar churrasco" no final de semana? A alguma restrição com relação ao espaço no porta malas?

      Há outras perguntas que eu poderia fazer, mas acredito que com essas eu já consigo traçar um perfil e suas sua preferência pra poder lhe sugerir uma configuração e até alguns equipamentos.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver alguma dúvida a respeito fico a disposição.

      Excluir
  31. Salve Vitor!
    Primeiramente excelente trabalho!!! Meus parabéns...
    Comprei um March e está pra sair nesses próximos dias!
    Seguindo toda a sua linha de raciocínio que fez eu alterar todo o meu pensamento sobre som automotivo, quero instalar um kit 2 vias Bravox CS-60U na frente (ou Selenium 622V2A), coaxiais Bravox Cx60b nas portas traseiras e logo mais um sub Pioneer de 400RMW (ou um Bomber de 350RMS, ou o Selenium 10sw14a de 10 polegadas por ser menor!)...
    Player provavelmente comprarei o 8480 da Pioneer mesmo lendo informações que não é muito bom, mas não conheço um melhor acessível...
    Minhas perguntas: qual seria o melhor módulo para este set?! O Corzus HF404?! E o player?! Esse seria é muito ruim como dizem por aí?! Tem alguma outra indicação?!
    Muito obrigado, cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cristiano,

      Fico grato pelos elogios. Com relação aos alto falantes não há o que acrescentar, podemos dizer que são 2 vias equivalentes o Bravox e o Selenium.

      Quanto ao Subwoofer, da preferência por que tipo de música? E os Graves, da preferência por batidas mais contundentes ou algo menos aparente e mais equilibrado? Com base nas suas preferências consigo lhe sugerir a configuração ideal de Subwoofer + Caixa Acústica.

      Tem algum exigência com relação ao Player (funções, conectividade, multimídia, etc)? Veja que o Player é o gerador de sinal de áudio, logo, se este estiver ruim todo o restante do Projeto de Som será comprometido.

      Realmente, não há muitos elogios com relação a qualidade sonora do Pioneer 8084, mas será essa a sua finalidade? Avaliá-lo somente pela qualidade sonora não diz muito, apenas que neste quesito não é tão eficiente quanto outros modelos.

      Não posso desconsiderar a qualidade sonora, mas devo avaliar todo o restante. Suas preferências/exigências, o orçamento disponível, os demais equipamentos, trata-se de um conjunto.

      O Corzus HF 404 é um bom 4 canais, contudo, a potência do canal Mono (200 watts RMS) não da conta do Sub Pioneer. A menos que você tenha um amplificador para os falantes e outro dedicado para o Subwoofer. O que tem em mente?

      São muitas perguntas pra responder, mas sem esse tipo de informação minha sugestão pode não ser a ideal ou pior, pode não atender suas expectativas.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Boa noite Vitor, muito grato pela resposta!
      Bom, meu estilo de música principal é o Rock! Gosto de ouvir as pancadas fortes e vibrantes da bateria mas também gosto da parte melódica, parte vocal... Gosto também de música clássica com todos os instrumentos sabidos... Trilhas sonoras!
      Talvez minha resposta seria que gosto de batidas mais equilibradas, mas, como leigo, tenho medo de tender para esse lado e não curtir muito o resultado final (optando, por exemplo, pelo Selenium 10', 250rms!)

      Eu quero um player com DVD de 3' polegadas, USB, que não seja muito lento ao ler os arquivos, se possível com Bluetooh... Um que vi e pelo jeito é excelente é o KD-AVX44, JVC, mas a grana é pesada também!
      Assim, gostei bastante do modelo da Pioneer, mas peca na demora em ler o que se põe nele assim como o pessoal reclama muito de chiados/ ruídos crônicos...

      Meu intuito em relação ao módulo é ter apenas um...
      E quando vi esse Corzus achei fantástico tanto pelos 400RMS quanto pelo tamanho diminuto já que o March quase não tem porta-malas... Mas ele precisa render o que o set pede especialmente em relação ao sub, certo?!
      Bom, acho que é isso!
      Pra terminar tenho uma outra questão, sem abusar!rs!
      Eu montando esse som, baseado em "som de qualidade", correto?! Numa esporádica ocasião, caso se abra porta-malas, portas, para se ouvir pra fora... não funcionaria?!? O som ficaria "fraco"?! "Preso" dentro do carro?! Ou devido a potência dos equipamentos seria audível de forma satisfatória e interessante?!
      Obrigado novamente!!!

      Excluir
  32. Vítor,

    Parabéns pelo blog, você não sabe o quanto eu aprendi sobre som automotivo nessa última semana quando descobri esse endereço. Mas mesmo assim tenho perguntas para que o som do meu March fique de boa qualidade, de boa definição.

    Estou pensando em comprar essa central multimídia, de uma equipadora bem conceituada daqui de Recife. Os vendedores me atestaram que está adequada ao March. Neste link: http://www.lojamarcosequipadora.com.br/ecommerce_site/produto_8197_6198_Central-Multimidia-BOOSTER--DVD--USB--Cartao-SD--GPS--TV-Digital--Bluetooth--62-Polegadas--Touchscreen--Diversos-Veiculos

    Ele possui Saida de 4 Canais em Alta Potência de 400 Watts

    A minha pergunta é: Posso usar essa central com Kit 2 Vias Bravox Cs60b ou você teria um kit 2 vias mais adequado?

    Vou precisar de amplificador? Qual?

    Que subw vc sugere pra completar o projeto? Gosto de som de baixo e bateria, mas para ouvir internamente. Nada de animar churrasco. Só pra dar uma encorpada nos graves.

    ResponderExcluir
  33. Vitor,
    Gostaria de saber se o Bravox cs60k cabe na porta do march pos no site fala que é 6,5" e pelo que vi aqui a porta de de 6".
    Também queria saber se o CS60k e uma boa compra ou acho coisa melhor na mesma faixa de preço.

    att claudio

    ResponderExcluir
  34. Olá
    Você conhece alguém que seja capacitado para instalar um kit 2 vias no March em Fortaleza/CE?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Importante: Todos os comentários postados neste Blog são moderados, logo, não irão aparecer automaticamente. Comentários que não sejam relacionados ao assunto da matéria serão descartados.

Obs: Por conta da quantidade e em alguns casos a complexidade dos comentários, pode ser que eu ou o Rui demoremos mais que 1 dia para responder. Em todo caso, estamos nos esforçando para responder a todos os comentários o mais rápido possível.

Postagens mais visitadas